Tratamentos
Cirurgia Toráx

Nossos Tratamentos

Abscesso pulmonar

Um abcesso pulmonar é uma cavidade cheia de pus localizada no pulmão, circundada por tecido inflamado. Um motivo habitual da formação de um abcesso é a aspiração de bactérias originárias da boca ou garganta até o interior dos pulmões, produzindo uma infecção.

Bronquiectasia

Brônquios são tubos por onde o ar entra e sai dos pulmões. Dentro de cada pulmão, eles vão se ramificando como galhos de árvore, formando a árvore traqueobrônquica. Na árvore traqueobrônquica normal, à medida que se dirigem à periferia dos pulmões, eles vão se dividindo e afilando.

Hérnia diafragmática

O diafragma é um músculo que separa o tórax (coração e pulmões) do abdômen (estômago, fígado, intestino e outras vísceras). Além de separar as duas cavidades o diafragma é também o músculo mais importante envolvido nos movimentos respiratórios.

Miastenia gravis

A Miastenia gravis é uma doença que acomete os nervos e os músculos, portanto, é uma doença neuromuscular, de origem autoimune. Ela se caracteriza por fraqueza acentuada que aparece depois do exercício físico ou mesmo no final do dia, portanto, sua principal característica é a fadiga.

Pneumotórax

Pneumotórax é definido pelo acúmulo anormal de ar entre o pulmão e a pleura (membrana que reveste internamente a parede torácica). Este espaço virtual é denominado de espaço pleural.

Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão era uma doença rara no início do século passado. O tempo passou e a situação se inverteu. Atualmente, é a principal causa de morte por câncer entre homens na América Latina.

Tumores de
Parede Torácica

Os tumores de parede torácica são relativamente incomuns, representam apenas 1 a 2% das neoplasias (proliferação anormal de um tecido) e cerca de 5% das neoplasias torácicas.

Aspiração de Corpo Estranho

Quem nunca passou um susto com o filho que colocou algo na boca e engasgou. Pois é, isso é mais normal do que parece e requer atenção redobrada dos pais com a chamada aspiração de corpo estranho (ACE).

Nódulo Pulmonar Solitário

Nódulo pulmonar solitário é uma lesão menor que três centímetros de diâmetro com forma nodular totalmente circundada por tecido pulmonar normal.

Estenose de Traqueia

A estenose é a obstrução (fechamento) da região interna da traqueia. Pode ser benigna quando ocorre devido à formação de um processo cicatricial para dentro da traqueia e que evolui para o fechamento (oclusão) parcial ou total de sua luz (orifício interno),

Hiperidrose

Muitas pessoas sofrem com o suor excessivo durante o dia e nem sequer sabem a razão, quanto mais como tratar o problema chamado de hiperidrose ou sudorese excessiva

Derrame Pleural

O derrame pleural, caracterizado pelo acumulo de líquido em excesso entre as pleuras – membrana dupla que envolve o pulmão -, não é uma doença, mas sim a manifestação de outras doenças.

Trauma torácico

O traumatismo torácico é uma importante causa de mortalidade entre a população atual – corresponde a 25% das mortes por traumas no mundo. As lesões no tórax podem ser causadas por traumatismo fechado, que não penetra

Tumores Pleurais

Pleura é o nome dado à membrana que envolve externamente o pulmão. Existem vários tipos de tumores – benignos ou malignos – que podem se desenvolver na pleura. O mesotelioma é o mais comum. Quando localizado é, em sua maioria,

Tratamento Cirúrgico da Tuberculose Multirresistente

A tuberculose multirresistente é uma forma grave da tuberculose, que não responde aos antibióticos habitualmente utilizados para combater a doença

Eventração diafragmática

A eventração diafragmática é uma má formação congênita ou adquirida, que ocorre quando a musculatura do diafragma está defeituosa. Nessa anormalidade não há o rompimento do diafragma,

Metástases pulmonares

Metástases costumam aparecer em uma radiografia de tórax como um ou mais nódulos. São decorrentes de um tumor de outra região do organismo,

Tumores do Mediastino

Mediastino é o espaço que fica atrás do osso esterno (no meio do tórax), no espaço entre os dois pulmões. Nessa localização estão algumas estruturas como: o timo, tireoide intratorácica, gânglios mediastinais, coração e grandes vasos, esôfago e coluna.

Pectus – Deformações Torácicas

Ser portador de deformações no tórax, tanto com o afundamento como com uma saliência, costuma causar um desconforto estético acentuado nas pessoas.