Espirometria

Também conhecida como o exame do sopro, a espirometria é um tipo de exame que mede vários volumes e fluxos pulmonares. O paciente conecta sua boca ao aparelho e realiza diversas manobras respiratórias orientadas pelo técnico – o aparelho registra estas medidas.

Este exame é tão importante para o pneumologista como o eletrocardiograma para o cardiologista, apesar de ser menos conhecido pela população. Sua interpretação deve ser realizada por médico pneumologista, uma vez que requer vários conhecimentos de fisiologia pulmonar e de doenças respiratórias.

Pulmão

Segundo o cirurgião torácico Ricardo Lucatto Baida, através da espirometria é possível identificar praticamente todas as enfermidades do pulmão. “Especialmente as obstrutivas, como a doença pulmonar obstrutiva crônica. O exame possibilita ainda o acompanhamento de indivíduos em tratamento e tem utilidade na avaliação pré-operatória de portadores de qualquer distúrbio respiratório”, observa.
O cirurgião explica que a espirometria é um exame não invasivo e indolor. “Mas devido às manobras forçadas pode representar potencial risco ao paciente”, alerta.

É preciso ainda verificar a situação da pessoa para não afetar a validade do teste, como as seguintes situações: hemoptise (sangramento pulmonar) – tossir sangue; dor no peito recente (angina); infarto agudo do miocárdio recente; descolamento de retina ou cirurgia ocular recente; crise hipertensiva; aneurisma de aorta torácica; edema pulmonar.
Baida faz uma recomendação aos pacientes. “Sempre procure avisar sobre qualquer problema de saúde antes de realizar o exame para que o médico possa avaliar se há alguma contra indicação”, encerra.

Dor Pulmonar
Médicos